Carlos Coelho defende igualdade entre mulheres e homens

O Parlamento Europeu debateu hoje, em Estrasburgo, o relatório sobre a igualdade entre homens e mulheres na União Europeia em 2013.

Carlos Coelho, referindo-se ao Dia Internacional da Mulher, realçou que este não serve para celebrar a mulher mas antes para lembrarmos "o muito trabalho que, infelizmente, ainda temos pela frente. [...] Lembramos as desigualdades que ainda persistem no local de trabalho e no acesso à educação; lembramos a luta pela sobrevivência dos trabalhadores pobres na UE, 80% mulheres; lembramos o sofrimento que ainda flagela pela mutilação genital e na violência doméstica; lembramos as meninas e mulheres vítimas de tráfico e proxenetismo!". Neste sentido, entende o Deputado que "lutar pela igualdade de direitos e oportunidades para homens e mulheres deve [...] ser uma causa que nos une a todos. Para que possamos agir, é essencial conhecermos de forma imparcial a realidade que nos rodeia. Essa é a função deste relatório: avaliar o que foi feito ou deixou de ser feito em 2013 na União Europeia.".

O Membro da Comissão LIBE, lamentou que "2013 [tenha provado] ser mais um ano de fracas melhorias". Reconhecendo que "ainda são muitos os desafios que temos pela frente", mostrou-se confiante quanto à capacidade de acção do Parlamento: "estou ciente de que não deixaremos de fazer a nossa parte, que começa por nos unirmos em torno desta ideia de que homens e mulheres tenham, de facto, os mesmos direitos e oportunidades.".

Concluiu avaliando positivamente o documento em discussão: "Temos aqui um bom documento para guiar a nossa acção. É tempo de deitar mãos à obra!"