Carlos Coelho Imprensa Actualidades
Início
Comunicação Social
Notícias Geral
Agenda Geral
Citações
Sabia que
Mailing list
Fotos Geral
Redes Sociais
Carlos Coelho
16.2.2012
Carlos Coelho defende maior acesso das pessoais invisuais a livros e outros produtos impressos

O Parlamento Europeu aprovou hoje, em Estrasburgo, o relatório Mazzoni sobre o acesso das pessoas invisuais a livros e a outros produtos impressos, que contou com o apoio do Deputado Carlos Coelho.

 

Carlos Coelho afirmou em Estrasburgo que " é importante garantir que as pessoas com deficiência visual e/ou disléxicas tenham acesso a livros e a outros produtos impressos, pelo que é necessário que exista uma conversão dos mesmos em suportes acessíveis, como por exemplo, em Braille, em caracteres ampliados ou em áudio".

 

Na grande maioria dos Estados Membros estão consagradas, na legislação relativa aos direitos de autor, excepções que permitem a produção de livros em formatos acessíveis. Infelizmente, ainda é bastante reduzido o número de livros publicados que são convertidos, cerca de 5% nos países mais ricos e menos de 1% nos países mais pobres.

 

Por outro lado, mesmo essa percentagem reduzida de livros está legalmente impossibilitada de atravessar fronteiras, não podendo ser distribuídos em outros Estados-Membros.

 

Carlos Coelho frisou ser "necessária a aprovação de um Tratado Internacional, no âmbito da OMPI, criando regras internacionais juridicamente vinculativas que permitam criar regras claras relativamente aos direitos de autor aplicáveis a livros e a outros produtos impressos, de forma a melhorar a oportunidade de acesso por parte destas pessoas" e expressou o seu desejo de que "tanto o Conselho, como a Comissão, revejam a sua posição tradicional nesta matéria e que se juntem ao Parlamento, reforçando, assim, o Direito fundamental de proibição de discriminação contra as pessoas com deficiência".

 
Voltar   Imprimir   Enviar   Partilhar
 
25.3.2014
Carlos Coelho interroga Comissão Europeia sobre bloqueio britânico à promoção da Cidadania Europeia
15.1.2014
Carlos Coelho ataca o governo de Malta por "venda da Cidadania Europeia"
19.12.2013
Carlos Coelho defende maior reconhecimento das Bibliotecas Públicas Europeias
 
Comissão Barroso II
 
 
     
 
© - CarlosCoelho.eu 2007 | Design e Concepção - imaginew®